beauty, dúvidas

Dúvidas Frequentes: Data de Validade e Tempo de Vida Útil

Foto por Giovanna Coppi

Ultimamente temos recebido muitas mensagens e emails com dúvidas em relação às datas de validade dos nossos produtos, seu tempo de vida útil e o porquê este tempo é tão curto.

E o que significa a data de validade?

É uma lei obrigatória que informa o período de tempo em que o fabricante se responsabiliza pelo produto, garantindo sua eficácia. Tal período é determinado através de testes, como por exemplo, o teste de estabilidade, que orienta o desenvolvimento da formulação e ajuda a monitorar a estabilidade do produto para certificar-se da sua performance. Já o tempo de vida útil do produto é o tempo em que o produto pode ser utilizado após aberto pela primeira vez.
Diversos fatores contribuem com o tempo de vida útil do produto, como a formulação, tipo de embalagem utilizada e modo de armazenamento. Um cosmético pode vir a estragar antes do período normal, se mantido em local com contato direto com calor, luz do sol, umidade ou se manipulado com dedos/pincéis sujos.

 

Prazo de vida útil médio de cosméticos após abertos:

Batom: 2 anos
Blush, sombra ou pó: a partir de 2 anos e meio
Delineador: 6 meses a 1 ano
Máscara de Cílios: de 6 meses a 1 ano
Lápis de Olho: a partir de 1 ano e meio
Base, corretivo e BB cream: a partir de 1 ano e meio
Protetor Solar: 1 ano

Por que o prazo de validade de vocês é tão curto?

Como nossas formulações são as mais naturais possíveis, não utilizamos conservantes mais fortes que permitem uma vida útil mais longa aos cosméticos. Além disso, toda a logística desde o fabricante até nós demanda um período de tempo grande, o que acaba defasando a validade dos cosméticos perante o cliente final.
Nos EUA e Europa é muito comum observar o “PAO” (Period After Opening, ou Período Após Aberto), simbolizado por um pote de tampa aberta e um número seguido da letra M, que significa a quantidade de meses que o produto pode ser utilizado após ser aberto, como por exemplo, 18M (18 meses).

 

Imagem do blog Superfluous

Seu produto passou do prazo de validade? Não se desespere! Você pode continuar usando seu produto favorito, mas não terá o respaldo legal do fabricante em caso de problemas. Fique de olho no seu cosmético, e se ele apresentar mudança de cor, cheiro, textura ou aspecto, é hora de jogá-lo fora.

Fontes:

Sallve
Beleza na Web
Consumidor Moderno
Check Cosmetic.net

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *